Nos dias 23 e 24 de janeiro de 2025 na Universidade
Lusófona, irá decorrer o Simpósio "Quo tenditis, educatio? Escola e
Conhecimento em Contextos Profissionais". Esta primeira iniciativa será
organizada no âmbito do projeto Tempos de mudança e mudança dos tempos: um
estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-estar
dos professores e terá como foco a apresentação dos seus primeiros
resultados.
Este Simpósio pretende ser o primeiro de um conjunto de
eventos no âmbito dos quais se promova a partilha e discussão de investigação
produzida no âmbito das Ciências da Educação, nomeadamente no que concerne aos
Estudos Curriculares, à Organização Escolar e à Profissionalidade Docente.
O seu título, em Latim, remete-nos para a história da
educação e o recurso ao verbo Tendere afirmou-se considerando não apenas o seu
significado de ir em uma direção, para chegar a algum lado, mas, sobretudo, o
sentido de insistir ou se esforçar para atingir alguma coisa. É neste contexto
que queremos questionar as tendências atuais da Educação: que educação queremos
para os nossos jovens? Quais os pressupostos que devem sustentar a educação?
Como se pode organizar a instituição escolar a partir dos pressupostos
definidos e aceites? Qual o papel que os professores podem assumir? Que
conhecimento deve ser trabalhado nas escolas? Como pode ser trabalhado esse
conhecimento?
Partindo deste questionamento, convidamos investigadores e
professores a juntarem-se a uma vasta comunidade científica para interpelar
decisores políticos, organizações, professores e outros agentes educativos a
respeito das políticas e das práticas educativas.
Datas Importantes:
Submissões - Encerradas
Submissões das Apresentações - Até ao dia 15 de janeiro de 2025
Inscrições - 1 de dezembro a 15 de janeiro (Aqui)
Divulgação dos resultados de avaliação a partir de 20 de novembro.
Comissão Organizadora
Comissão Científica
Elsa Estrela (Universidade Lusófona de Lisboa)
Rosa Serradas Duarte (Universidade Lusófona de Lisboa)
Sónia Vladimira Correia (Universidade Lusófona de Lisboa)
Paula Paulino (Universidade Lusófona de Lisboa)
António Teodoro (Universidade Lusófona de Lisboa)
Carla Galego (Universidade Lusófona de Lisboa)
Margarida Belchior (Universidade Lusófona de Lisboa)
Ana Paula Silva (Universidade Lusófona de Lisboa)
Alcina Martins (Universidade Lusófona do Porto)
Louise Lima (Universidade Lusófona do Porto)
Rui Trindade (Universidade do Porto)
Leanete Thomas Dotta (Universidade Lusófona do Porto)
Ivor Goodson (University of Tallinn, Estonia)
Carl Anders (Maynooth University, Irland)
Nádia Ferreira (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida de Lisboa)
Luis Parcerisa (Universidade de Barcelona)
Régis Malet (Universidade de Bordéus)
Paulo de Carvalho (Universidade Agostinho Neto, Angola)
Ermelinda Monteiro Silva Cardoso (Universidade Katiavala Bwila, Benguela, Angola)
Eixos temáticos
- Políticas Curriculares: perspetivas e modelos
- Políticas Educativas e Autonomia Curricular
- Profissionalidade docente e o envolvimento no trabalho
- Cultura de escola e bem-estar docente
- Construção da Autonomia: percursos e processos dos atores
- Autonomia e Liderança nas Escolas: contradições e paradoxos
Normas de Submissão
A ACT4WBeing convida a comunidade de investigadores/as a debater e a aprofundar os temas no que concerne aos Estudos Curriculares, à Organização Escolar e à Profissionalidade Docente. As propostas a apresentar deverão inserir-se num dos eixos temáticos que são propostos neste congresso.
No momento de SUBMISSÃO DOS RESUMOS, todos/as os/as
autores/as devem ter em consideração as NORMAS DE INSCRIÇÃO.
- Cada participante poderá constar como primeiro/a autor/a em apenas DOIS trabalhos.
- Os resumos aceites serão publicados no Livro de Resumos do Congresso, disponibilizado antes da realização do evento. Os/as autores/as de todas as propostas apresentadas durante o Congresso serão convidados/as a submeter os seus trabalhos para revisão por pares.
- Os trabalhos apresentados e os seus respetivos conteúdos são de exclusiva responsabilidade dos/as autores/as.
- Nº máximo de autores/as: 5
- Idiomas para submissão e apresentação: (português, inglês e espanhol)
- Formatação: A formatação é feita automaticamente pela plataforma de submissão
- Nº máximo de palavras: 300
- Palavras-Chave: 3
- Revisão: Não podem ser referenciados nomes nem instituições de ensino no corpo de texto. A revisão é "cega", pelo que não é necessário incluir currículo na submissão do resumo. A informação dos autores não é revelada em nenhum momento da revisão.
Normas de Apresentação
Cada participante apenas poderá ser apresentador/a de duas
propostas da tipologia comunicação oral.
As propostas aceites e integradas no programa apenas poderão ser apresentadas pelos seus/suas autores/as. Quem apresenta terá de estar, obrigatoriamente, inscrito no congresso.
- O congresso é exclusivamente presencial
- As comunicações têm de ser presenciais.
Os resumos aceites serão publicados no Livro de Resumos do Congresso, disponibilizado antes da realização do evento.
Os trabalhos apresentados e os seus respetivos conteúdos são
de exclusiva responsabilidade dos/as autores/as.
Formatos de apresentação
- Tempo de apresentação: 15 minutos
- Idioma: português, inglês e espanhol
- Template: a disponibilizar atempadamente nesta página do website
- Formato: Exclusivamente Presencial – Universidade Lusófona de Lisboa